publicidade

Postagens recentes

UMECTAÇÃO: O MELHOR TRATAMENTO PARA CABELOS CACHEADOS

segunda-feira, 22 de julho de 2019 /
Já falei aqui no blog que a umectação capilar é o melhor tratamento para cabelos cacheados, pelo menos pra mim ela é, hoje eu queria falar o porquê e dar mais detalhes sobre ela. Vamos ver o que é e como fazer umectação capilar, quais são seus benefícios, quais os melhores óleos, dicas de produtos e mais.   

UMECTAÇÃO: O MELHOR TRATAMENTO PARA CABELOS CACHEADOS



UMECTAÇÃO: O MELHOR TRATAMENTO PARA CABELOS CACHEADOS 

O que é umectação capilar? 

A umectação capilar consiste em aplicar óleos vegetais da raiz até as pontas do cabelo com o objetivo de repor a oleosidade que nossos fios perdem no dia a dia, seja por processos químicos, poluição, excesso de água quente ou qualquer outro fator. Como o procedimento repõe o óleo capilar, ele pode entrar na etapa de nutrição do cronograma capilar.



Pra quem é indicada a umectação? 

Muitas pessoas pensam que a umectação é especificamente um tratamento para cabelos cacheados e crespos. Mas não é bem assim, ela é indicada para cabelos secos e ressecados, sendo ele liso, cacheado ou crespo. 



Quem não deve fazer a umectação? 

“Pessoas com cabelos oleosos devem evitar o procedimento já que a umectação pode aumentar ainda mais essa oleosidade.” -  de Cacho 


Continua depois da publicidade


Minha experiência com a umectação capilar 

Eu testei três óleos diferentes: óleo de rícino, azeite e por último o óleo de cocoSinceramente não me dei bem com os dois primeiros, meu cabelo ficou pesado, oleoso e totalmente sem volume. Cheguei até a pensar que a umectação não era um bom tratamento para cabelos cacheados. 

Mas eu vi que estava enganada quando experimentei o óleo de coco (marca Copra). Gente, meu cabelo ficou tão macio e brilhoso, mas me apaixonei mesmo pela definição e leveza que consegui. Ficou bem soltinho. Desde então eu não faço outro tratamento no meu cabelo que não seja a umectação com óleo de coco. 

Lu, mas você deixou o cronograma capilar de lado? Sim, deixei! Hoje meu cabelo está assim: 

UMECTAÇÃO: O MELHOR TRATAMENTO PARA CABELOS CACHEADOS


No meu caso a umectação teve o poder de dispensar as outras etapas do cronograma capilar, por isso a considero o melhor tratamento para cabelos cacheados.  Não sei se pra você vai funcionar da mesma forma, já que cada cabelo tem suas características e reage de formas diferentes a produtos e tratamentos. Vale lembrar também que meu cabelo é virgem. 



Quais são os benefícios da umectação capilar? 

  • A umectação proporciona vários benefícios aos cabelos, alguns deles são: 
  • Redução de danos químicos; 
  • Redução de quebra; 
  • Redução de frizz; 
  • Combate ao ressecamento e porosidade; 
  • Brilho e maciez; 
  • Cabelos mais fortes; 
  • Estimulação do crescimento do cabelo; 
  • Cachos mais soltos e definidos. 

Esses e outros benefícios fazem da umectação um ótimo tratamento para cabelos cacheados. 



Quais os melhores óleos para a umectação? 

A escolha do óleo é fundamental para você alcançar um bom resultado com a umectação. Lembre-se de que deve ser um óleo 100% vegetal. Veja quais já tiveram sua eficácia comprovada pela ciência: 


1. Óleo de coco: vários artigos científicos comprovam que o óleo de coco é o melhor nos cuidados do cabelo. Entre seus nutrientes estão os ácidos graxos que reduzem a queda de cabelo. Neste link você tem acesso a um estudo científico patrocinado pela Copra Alimentos onde a voluntária teve uma reversão nos danos químicos e redução na oleosidade. 




2. Óleo de abacate: o óleo de abacate também já teve a efetividade comprovada através da ciência. Ele é ótimo no tratamento para cabelos cacheados. Porém, por ser extremamente oleoso não deve ser usado no couro cabeludo, pode obstruir os poros e causar problemas como dermatite seborreica, irritação no couro cabeludo e até calvície. Use apenas nos fios de cabelo!

Continua depois da publicidade

3. Óleo de arganeste óleo protege o cabelo dos danos causados pelas químicas (igualmente ao óleo de coco), ele possui ação antioxidante que rejuvenesce a fibra capilar. Além disso, tem vitamina A e D que recupera e nutre os fios, o que faz dele um excelente tratamento para cabelos cacheados. 


O óleo de rícino e o azeite extra virgem são bastante indicados pelas blogueiras, mas eu não encontrei nenhum artigo científico sobre eles. E como eu já disse, minha experiência com estes óleos não foi boa. Se você já usou, me conte nos comentários se gostou ou não.  



Produtos para umectação 

Selecionei algumas dicas de produtos que são vendidos na Amazon. Geralmente lá tem os melhores preços, mas você pode encontrar também nas lojas de cosméticos da sua cidade.  


Salve a imagem no Pinterest ↓

UMECTAÇÃO: O MELHOR TRATAMENTO PARA CABELOS CACHEADOS


Estes valores são do site da Amazon (a pioneira do e-commerce) no dia 22/07/2019: 




De quanto em quanto tempo devo fazer umectação? 

Geralmente o tratamento para cabelos cacheados é feito a cada quinze dias, já no cabelo afro recomenda-se fazer uma vez por semana. O mesmo vale para cabelos muito ressecados. 



Posso fazer umectação com o cabelo sujo? 

Não só pode como deve. Este procedimento é feito com o cabelo sujo, você só lava depois pra retirar o óleo. Veja abaixo o passo a passo da umectação. 



Como fazer umectação capilar?  


1. No cabelo seco e sujo, aplique um óleo vegetal mecha a mecha enluvando bem, como uma hidratação normal. Os óleos vegetais são os seguintes: óleo de coco, azeite de oliva extra-virgem, óleo de argan, de rícino, entre outros. Nunca use óleo mineral, ok? 


2. Deixe o óleo agir por no mínimo 30 minutos.  
*Não tem tempo máximo pra deixar, tem gente que deixa por 24 horas. 
*Eu deixo por 10 horas mais ou menos.



3. Agora é hora de retirar o óleo do cabelo. Siga a técnica UCPE (Umectar, Condicionar, Pausar, Enxaguar) esse processo não agride o cabelo. Como fazer? Divida o cabelo em quatro partes e aplique uma quantidade generosa de condicionador. Isso vai fazer com que o óleo se misture ao produto tornando mais fácil a retirada. 


4.  Deixe o condicionador agir por 20 minutos. 



5. Após o tempo de pausa enxágue bem o cabelo. Caso não consiga retirar todo o óleo, aplique mais condicionador e enxágue novamente. "Não use shampoo, para que a limpeza mais profunda do produto não acabe prejudicando os benefícios do óleo no cabelo." (Disponível em: Beleza Extraordinária). 



6. Retire o excesso de água com uma camiseta 100% algodão e finalize como de costume. Recomendo fazer fitagem para ajudar na definição dos cachos. 

Continua depois da publicidade


Umectação noturna 

Há quem prefira fazer o tratamento à noite, neste caso é só aplicar o óleo e passar a noite com ele no cabelo. Durma com uma touca para não sujar seu travesseiro. No dia seguinte lave usando a técnica UCPE. 

A vantagem da umectação noturna é que ela tem um efeito mais potente, assim como qualquer outro tratamento noturno. 



Por hoje é só isso! Qual o melhor tratamento para cabelos cacheados na sua opinião?



Continue lendo:


 Me siga no Pinterest, tenho uma pasta só com dicas para cabelos cacheados. ❤


Compartilhe este post com uma amiga pra ajudar na divulgação!


Beijos e até a próxima!


Fonte de Pesquisa: Drº Lucas Fustinoni


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Muito obrigada por ler o post e por se dispor a comentá-lo. Marque a opção "notifique-me" para ser notificado quando eu responder seu comentário.

Tema feito com amor por