publicidade

Postagens recentes

Gostou do blog?
Então cadastre-se para receber novidades e dicas exclusivas!

Minha dica pra você

COMO DIVIDIR O ORÇAMENTO EM PORCENTAGEM: MÉTODO 50/30/20

quarta-feira, 31 de julho de 2019 /
Dividir o orçamento em porcentagem é fundamental para organizar as finanças e conquistar uma boa saúde financeira. Fazendo a divisão ideal você terá um estilo de vida dentro dos seus limites e conseguirá poupar dinheiro sem se privar das coisas que você gosta já que guardar dinheiro não deve ser sinônimo de altos sacrifícios. 

divisão do orçamento familiar ou pessoal determina o quanto você pode gastar em cada categoria de despesa, é aí que entra o método 50/30/20 para dividir o orçamento em porcentagem. Qualquer pessoa pode seguir este método, não precisa ser um expert em finanças para fazer isso. Aliás, você não precisa ser um especialista em finanças para ter uma boa saúde financeira, nem para poupar ou investir dinheiro.

método 50/30/20 pode ser o que você precisa para equilibrar sua vida financeira. Veja abaixo como dividir o orçamento em porcentagem com o método 50/30/20.

COMO DIVIDIR O ORÇAMENTO EM PORCENTAGEM: MÉTODO 50/30/20


Método 50/30/20: O que é?

O método 50/30/20 é um plano de organização de orçamento criado pela Senadora Elizabeth Warren, professora de Direito em Harvard e pré-candidata à presidência dos Estados Unidos em 2020. 

De acordo com este método, um orçamento deve ser dividido em porcentagem para determinar o valor ideal a ser gasto nas três categorias de despesas mensais: fixas (50%), variáveis (30%) e poupança/dívidas (20%).


1) 50% vai para suas despesas fixas 

As despesas fixas ou essenciais são aquelas que você tem todo mês, como alimentação, água, luz, Internet, gás etc... 50% do seu salário deve ser destinado para estes gastos.

Mas lembre-se que são considerados gastos fixos porque ocorrem mensalmente e não porque tem um valor fixo... Ninguém sabe quanto vai pagar de água e luz a cada mês, né?


2) 30% para despesas variáveis 

Despesas variáveis ou supérfluas são aquelas com lazer, desejos e cuidados pessoais, como cosméticos, TV por assinatura, roupas e sapatos além da conta. Aqui você pode gastar 30% da sua renda ou menos. Quanto menos melhor.




3) 20% para investimentos ou dívidas 

No mínimo 20% da sua renda deve ser deve ser destinada a economias ou pagamentos de dívidas caso você tenha alguma, pode ser financiamento de um carro, casa... Qualquer coisa.



Salve no Pinterest para não esquecer ↓

COMO DIVIDIR O ORÇAMENTO EM PORCENTAGEM: MÉTODO 50/30/20



Como implementar o método 50/30/20?

Para começar a dividir o orçamento em porcentagem, você precisa listar e calcular todos as suas receitas e despesas. Anote por categorias:
  • Renda Principal;
  • Renda Extra;
  • Renda Passiva;
  • Despesas Essenciais;
  • Despesas Supérfluas.

Para fazer o cálculo, use uma planilha no Excel, um aplicativo de controle de finanças ou mesmo um caderno. Artigos relacionados:




Limite seus gastos essenciais a 50%

Após fazer os cálculos, veja o quanto você gasta com necessidades (alimentação, moradia, saúde etc). Todas essas necessidades devem caber nos 50% do seu salário. A academia é essencial? Tem que caber nos 50%. A escola dos seus filhos é essencial? Também tem que caber nos 50%.

Vale lembrar que os  gastos essenciais variam de pessoa para pessoa, talvez o que é essencial pra mim, não é pra você.

Se você ultrapassar os 50% significa que está vivendo um padrão de vida que não é seu e precisa dar um jeito nisso reduzindo gastos ou arrumando uma fonte de renda extra.

Veja alguns artigos que podem te ajudar a ganhar mais dinheiro:



O que fazer com os outros 50%?

Eu disse que 30 e 20% devem ser destinados a despesas variáveis e investimentos respectivamente, mas você pode ajustar esses valores conforme quiser. 

Por exemplo, pode investir 30% ao invés de apenas 20%, como eu indiquei no post Como criar um planejamento financeiro pessoal em três passos simples.

Caso você tenha dívidas pode priorizar a quitação delas usando estes 50%... Enfim, o método 50/30/20 é bem flexível e você pode dividir o orçamento como quiser (só não gaste mais de 50% em gastos fixos).



Conclusão

O método 50/30/20 foi criado pela Senadora Elizabeth Warren. É uma ferramenta prática para dividir o orçamento em porcentagem podendo ser usado por qualquer pessoa. Ele evita que você gaste mais do que ganha, possibilita que você guarde dinheiro sem se privar do lazer e que quite suas dívidas.


Se eu consegui te ajudar pelo menos um pouco, me ajude também compartilhando este post com uma amiga.

Beijos e até a próxima!

Me siga no Pinterest e junte - se a mais de 30 mil seguidores.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Muito obrigada por ler o post e por se dispor a comentá-lo. Marque a opção "notifique-me" para ser notificado quando eu responder seu comentário.

Tema feito com amor por