publicidade

Postagens recentes

COMO CONSEGUIR PARCERIAS PARA SEU BLOG + MÍDIA KIT GRÁTIS PARA EDITAR

segunda-feira, 18 de março de 2019 /
Ao acessar as postagens de recebidos da sua blogueira favorita, com certeza você sonha em conseguir parcerias para seu blog, não é mesmo? Ser reconhecida pelas marcas, receber produtos e  trabalhar com posts patrocinados é o sonho de grande parte das blogueiras. Com esse guia quero te ajudar a alcançar tal objetivo, espero que você saia daqui pronta para conseguir parcerias para seu blog

COMO CONSEGUIR PARCERIAS PARA SEU BLOG + MÍDIA KIT GRÁTIS PARA EDITAR


TUDO SOBRE PARCERIA ENTRE BLOG E EMPRESAS


Quais são as formas mais comuns de parcerias?

1. Permuta: uma parceria por permuta é quando a blogueira recebe produtos em troca de resenha no blog. É a parceria mais comum entre blogs iniciantes. Se você combinou com a empresa que escreveria uma resenha, precisa cumprir com sua palavra e escrever o post. Mas caso receba o produto sem ter combinado nada, não é obrigatório fazer a divulgação.



2. Sorteio: no sorteio a blogueira divulga a marca em troca de brindes para os seguidores. Esse tipo de parceria te ajuda a agradar seu público e a divulgar seu blog, já que uma das regras para participar do sorteio pode ser compartilhar o seu post.

Vale lembrar que o envio do produto para o ganhador é responsabilidade da empresa, e corre o risco dela não enviar. Portanto, tome cuidado!


3. Post patrocinado: uma forma rentável de parceria para blog, o post patrocinado, exige que a blogueira escreva um artigo sobre o produto, pode ser uma resenha. Nesse caso, o pagamento é feito em dinheiro.

Jamais aceite falar sobre algo que não tem relação com o seu nicho, escreva sua opinião sincera sobre o produto e sinalize o post como publicidade.


4. Banner: é quando a empresa anuncia em um blog através de anúncios que podem ser inseridos na lateral do blog, abaixo ou acima do cabeçalho, no rodapé ou dentro dos artigos. O valor varia de acordo com o local de exibição do anúncio, quanto mais visível, mais caro. O tempo que o banner ficará no blog também influencia no valor. Combine tudo com a marca durante a negociação!


5. Afiliação: no marketing de afiliados, a empresa paga uma comissão quando a blogueira realiza uma venda. Geralmente essa comissão vai de 5% a 15%.





Quando devo procurar parcerias?

Para conseguir parcerias para seu blog não é preciso ter milhões de visitas, tendo em vista que as empresas não olham os números e sim o seu nível de engajamento com os leitores, é assim que elas veem se seu público realmente tem interesse no que você indica.

Portanto, comece a procurar parcerias quando conquistar leitores engajados que sempre visitam seu blog e comentam nos artigos

Outro fator importante é ter um layout amigável e um conteúdo rico, posts bem escritos, sem erros de português, com imagens de qualidade... Tome cuidado ao produzir suas fotos - imagens são importantes na divulgação de um produto - as marcas prestam atenção nisso.



Como procurar marcas para fechar parcerias?

Pesquise através do Instagram, já que grande parte das empresas estão presentes lá. Visite a #Recebidos e veja quais marcas enviam produtos para blogueiras, faça uma lista das que se encaixam no seu nicho. Aproveite e siga os perfis, interaja com eles antes de entrar em contato para propor parcerias.

E procure por marcas pequenas, de preferência aquelas que possuem menos seguidores que você. As grandes marcas fazem parcerias com grandes blogueiras.

Analisar a concorrência também é importante, assim é possível ter uma noção do que as marcas esperam dos influenciadores. Para isso visite alguns perfis encontrados na hashtag, veja o número de seguidores e a organização do feed. Visite também os blogs, já que o foco é conseguir parcerias para seu blog.





Como entrar em contato com as marcas?


Para conseguir parcerias para seu blog, a primeira coisa é ter um mídia kit, ele é o currículo do seu blog. Nele precisa ter as estatísticas do blog e seus dados para contato. No final do post deixei um modelo de mídia kit grátis para editar.

Com o mídia kit pronto, entre em contato com a marca através do site, na página Contato, e solicite o e-mail do departamento responsável pela comunicação com blogueiras.

Não faça uma abordagem direta pelo Instagram ou Facebook, não soa profissional.

Quando você estiver com o e-mail em mãos proponha a parceria. Mas o que escrever no e-mail? Se inspire no modelo abaixo que foi escrito por mim. Salve no Pinterest para não perder.

COMO CONSEGUIR PARCERIAS PARA SEU BLOG + MÍDIA KIT GRÁTIS PARA EDITAR



A empresa me respondeu, e agora?

Normalmente as empresas passam os tipos de parcerias que elas fazem. Não fique ansiosa pra aceitar, às vezes num momento de euforia não pensamos com clareza.

Analise com calma, veja quais são as condições impostas pela marca, e aceite a parceria se acreditar que vale a pena.





Quanto cobrar?
Varia muito de blog para blog, depende do nicho, horas trabalhadas, número de visitas, entre outros fatores. Te indico as calculadoras da Loma Sernaiotto, elas fazem o cálculo automático de quanto sairia uma publicidade no seu blog, tanto de posts patrocinados quanto de banners. Não precisa usar o valor exato da calculadora, ajuste para mais ou para menos, conforme achar necessário:




Permuta vale a pena?

Acredito que parceria por permuta vale a pena para blogs que estão no começo, assim a blogueira vai criando um relacionamento com as empresas e pode conseguir parcerias remuneradas no futuro.

Mas isso vai de você, caso se sinta bem em aceitar esse tipo de parceria para seu blog, vá em frente!  fique atenta a uma coisa, na permuta as empresas não tem o direito de fazer exigências, como determinar o número de palavras do artigo ou o número de fotos, isso quem decide é a blogueira.

Eu fechei algumas parcerias por permuta, a mais recente foi esse ano, e decidi que foi a última.



MODELO DE MÍDIA GRÁTIS KIT PARA BLOG


Como já foi dito, é essencial ter um mídia kit para conseguir parcerias para seu blog. Eu fiz esse modelo grátis para editar:

COMO CONSEGUIR PARCERIAS PARA SEU BLOG + MÍDIA KIT GRÁTIS PARA EDITAR



Para ter acesso clique neste link e preencha o formulário. Será enviado por e-mail, assim reduzo a possibilidade de edições no template original.

* Seu e-mail ficará gravado, mas não se preocupe, não te enviarei spam.



Como fazer as edições?
1. É preciso usar o Canva.com pelo computador, não dá para fazer pelo aplicativo.

2. Não edite nada no template original, outras pessoas vão usá-lo. Faça o seguinte: clique em "Design" no canto superior esquerdo. Em seguida clique em "Fazer uma Cópia". Abrirá sua cópia em uma nova guia, espere a página carregar. Feche a página do modelo original e a da sua cópia. Acesse a página inicial do Canva e atualize, sua cópia estará com o título Cópia de Mídia Kit para Blog. Clique nela e edite.

3. Faça as alterações que achar necessário, como cores e fontes, além de colocar os dados do seu blog, obviamente.

4. Recomendo usar as fontes e paleta de cores do seu blog.




Caso um usuário altere o template original, irei excluir o modelo permanentemente.



Te desejo boa sorte em suas parcerias! Um beijo e até a próxima!



Eu demorei cinco dias para fazer este post. Agradeceria muito se você me ajudasse compartilhando.



Me acompanhe nas redes sociais:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Muito obrigada por ler o post e por se dispor a comentá-lo. Marque a opção "notifique-me" para ser notificado quando eu responder seu comentário.

Tema feito com amor por