sexta-feira, 2 de março de 2018

COMO SABER SE UM COSMÉTICO PODE PREJUDICAR SUA PELE?

COMO SABER SE UM COSMÉTICO PODE PREJUDICAR SUA PELE?

Recentemente eu estava navegando no blog Simples Bella e encontrei um post de grande valia: "Como saber se um cosmético pode prejudicar sua pele?", e resolvi trazer aqui pra vocês hoje.

A dica do Simples Bella é: Use o site CosDna para analisar se um cosmético é prejudicial à sua pele. Mas como funciona o site? Ele analisa ingrediente por ingrediente dos produtos de beleza e informa se algum deles pode causar algum mal à nossa pele. Dá pra pesquisar qualquer produto de pele, como base, protetor solar, creme hidratante e outros. O site é confiável, pois é alimentado por especialistas internacionais e instituições. Muito legal, né?



SAIBA COMO USAR O COSDNA


1. Acesse www.cosdna.com. O site é em inglês, mas dá pra traduzir usando a ferramenta de tradução do Chrome, como na imagem:
COMO SABER SE UM COSMÉTICO PODE PREJUDICAR SUA PELE?


Continua após o anúncio




2. Digite o nome do produto e clique em "Pesquisar". Caso o site não exiba nada é porque o produto que você pesquisou ainda não foi cadastrado. Então você terá que analisá-lo e salvar o resultado no site.

COMO SABER SE UM COSMÉTICO PODE PREJUDICAR SUA PELE?



3. Para analisar o cosmético e saber se ele é prejudicial à sua pele faça o seguinte: clique em "Análise Cosméticos" e digite toda a composição do produto na barra que abrirá. Em seguida clique em "Análise":

COMO SABER SE UM COSMÉTICO PODE PREJUDICAR SUA PELE?


Dica: digite o nome dos ingredientes no Google e depois cole no CosDna, porque é difícil de digitar aqueles nomes enormes rsrs.




4. O resultado é exibido como na foto abaixo:
COMO SABER SE UM COSMÉTICO PODE PREJUDICAR SUA PELE?
COMO SABER SE UM COSMÉTICO PODE PREJUDICAR SUA PELE?


COMO INTERPRETAR AS INFORMAÇÕES E SABER SE O COSMÉTICO PODE PREJUDICAR SUA PELE?

  • A primeira coluna mostra a função de cada ingrediente;
  • A segunda coluna mostra se algum componente oferece proteção contra os raios UVA e UVB;
  • A terceira coluna mostra se algum dos ingredientes pode causar espinhas, o nível de risco é de 0 a 5. Quanto maior o número, maior o risco de causar acne;
Continua após o anúncio



  • A quarta coluna mede o nível de irritação de um componente, também vai de 0 a 5. Quanto maior o número, maior o risco da pele sofrer iritações;
  • A quinta e última coluna indica o índice de segurança que é medido de 1 a 9. Ele avalia se algum componente pode causar lesões a longo prazo para a pele, células ou o corpo humano. Um número baixo significa que o componente é de baixo risco se usado a longo prazo.


A análise da foto é da base Fit Me da Maybelline que eu fiz no CosDNA. Ela indicou que:
  • Um dos componentes da base tem proteção contra os raios UVA e UVB (coluna dois);  
  • Dos 26 ingredientes apenas um tem risco de causar espinhas e irritações. E o nível de risco é baixo: 2, ou seja, dificilmente a Fit Me causa acne (colunas 3 e 4);
  • Dos 26 componentes da base apenas dois tem um risco alto de causar algum mal à pele a longo prazo (coluna 5).
Para ver a análise da Fit Me no CosDna clique aqui.


Obviamente vale lembrar que cada pele reage de uma forma diferente ao uso de cosméticos, o que é bom pra mim talvez faça mal a você, mas conhecer os componentes é essencial para saber se um cosmético pode prejudicar sua pele.


E você, já conhecia o CosDNA? O que acha dele?


Um beijo e até o próximo post!


Acompanhe o blog nas redes sociais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Muito obrigada por ler o post e por se dispor a comentá-lo. Marque a opção "notifique-me" para ser notificado quando eu responder seu comentário.