publicidade

Postagens recentes

CRONOGRAMA CAPILAR: O QUE É? COMO FAZER?

domingo, 15 de janeiro de 2017 /
Cronograma Capilar: um grande aliado dos cachos e de qualquer outro tipo de cabelo danificado. Hoje vamos ver o que é, e como fazer este Cronograma.


Artigo atualizado em 30 de Julho de 2019.
CRONOGRAMA CAPILAR: O QUE É? COMO FAZER?

O que é Cronograma Capilar?

Cronograma Capilar é uma rotina de cuidados que repõe os principais nutrientes do nosso cabelo: água, óleo e proteína. Perdemos esses nutrientes naturalmente no dia a dia, quando lavamos o cabelo com água quente, quando usamos químicas, secador e chapinha em excesso e até mesmo por exposição ao sol.

O cronograma é composto por 3 tratamentos semanais: hidratação, nutrição e reconstrução. Veja a função de cada etapa: 

  • Hidratação: a hidratação repõe a água dos fios, proporcionando brilho e maciez. Todo cabelo precisa de pelo menos uma hidratação semanal;

  • Nutrição: essa etapa do cronograma repõe o óleo do nosso cabelo. É indicada para cabelos ressecados, com muito frizz e sem brilho;

  • Reconstrução: qualquer tipo de cabelo precisa repor queratina (proteína), a reconstrução é o tratamento responsável por isso.





Quais os produtos necessários para o cronograma?

Você vai precisar de um creme de hidratação, um creme de nutrição e uma queratina. Não precisa comprar produtos caros, existem marcas boas com um bom preço. Tressemé, Embelleze, Salon Line, Elseve, por exemplo.

Se você não quiser comprar um creme nutritivo não precisa, é só acrescentar uma colher de óleo de coco ou de azeite extra virgem (tem que ser extra virgem) no creme de hidratação. Assim você terá um creme nutritivo, legal, né? Dá pra economizar bastante fazendo isso. Falando em economizar veja o post: Como montar um cronograma capilar baratinho.




Como saber a diferença entre cada produto?

Cremes de hidratação: são aqueles a base de frutas, mel, chocolate, babosa, vegetais, pantenol, bepantol, açúcar ou glicerina. São os mais fáceis de encontrar pra comprar. Você também pode fazer hidrataçõe caseiras, tem duas receitas aqui no blog: a de açúcar e a hidratação com maizena.


Cremes nutritivos: os cremes de nutrição possuem óleos ou manteigas na composição. Óleo de argan, de rícino, de abacate, de amêndoa. Manteiga de karité, cupuaçu, muru muru. Geralmente vem escrito “Nutrição” na embalagem. Todo creme nutritivo também proporciona hidratação.

Cremes de reconstrução: máscaras reconstrutoras possuem queratina, creatina, proteína, colágeno, arginina, cisteína, aminoácidos ou até a queratina líquida pura. 

Post relacionado: 8 máscaras boas e baratas para reconstrução capilar



Como montar o cronograma?

O cronograma oficial é composto por 8 hidratações mensais, 3 nutrições e uma reconstrução. Conforme a imagem:

CRONOGRAMA CAPILAR: O QUE É? COMO FAZER?


Mas para montar o cronograma capilar você precisa saber do que seu cabelo precisa, aí você adapta o cronograma conforme as suas necessidades. Faça os tratamentos mais necessários sempre completando um ao outro. E sempre comece pela hidratação.


*Dê um intervalo de 48 horas entre cada procedimento.


   Mas como saber do que meu cabelo precisa?

 Não é fácil de identificar precisamente, o ideal é procurar um profissional, mas caso você não queira procurar um dá pra ter uma ideia seguindo a lógica:
  • Hidratação: todos os cabelos precisam repor água, principalmente aqueles ásperos, rígidos, sem maciez e sem movimento;
  • Nutrição: é indicada para cabelos com muito frizz e pontas espigadas. Cabelos cacheados sem definição também precisam de nutrição;
  • Reconstrução: cabelos finos, frágeis, quebradiços e elásticos precisam de reconstrução.


O teste de porosidade funciona?

 Você já deve ter ouvido falar no teste de porosidade, aquele que diz identificar a necessidade dos cabelos. As pessoas pegam um copo transparente, enchem de água e colocam o fio de cabelo lá dentro. Depois de 10 minutos elas observam o resultado.

Mas este teste não é confiável, a Júlia Doorman fez um vídeo sobre ele e constatou que todos os cabelos afundam se você tocar o dedo nele, algo que não deveria acontecer. Assista ao vídeo clicando no seguinte link: Teste de porosidade no cabelo - Funciona ou é uma mentira.



Dicas extras

1. Cabelos cacheados podem ter resultados melhores com a nutrição ou umectação.

2. Não tem um prazo para a duração do cronograma, pode encerrar quando você quiser.


3. Não ultrapasse o tempo de ação indicada na embalagem do produto.


4. Seu cabelo é o que você come, tenha uma alimentação saudável. Consuma proteínas, zinco, ferro e legumes.

5. A nutrição pode ser substituída pela umectação


Bom, este foi o post de hoje. Se ficou alguma dúvida pode deixar um comentário que eu respondo. 


Me siga no Pinterest e junte-se a mais de 30 mil seguidores.


Beijos e até a próxima!







  
 









11 comentários:

  1. Super obrigada! Post bem completo! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, imagina... Que bom que o post foi útil :)

      Beijos e obrigada pela visita <3

      Excluir
  2. Eu preciso fazer um, mas me dá uma preguiça na hora de cuidar kkk Parabéns pelo post <3

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post, minha cunhada e cabeleleira, e sempre me faça pra ir la fazer o cronograma com ela, mas por falta de tempo ainda nao consegui ir, mas vouu fazer adorei seu post, beijokas

    ResponderExcluir
  4. Estou começando a entender agora todo essa gama que existe no cronograma capilar... adorei essa tabelinha com os dias da semana... nunca tinha visto. Adorei as dicas...colocarei em prática sim!

    ResponderExcluir
  5. Preciso contar pra vocês que meu cabelo é outro depois que comecei a seguir um cronograma, vale muito a pena!
    Adorei o post!


    Beijos, Nathy www.ocaosfeminino.com.br

    ResponderExcluir
  6. wow! Super interessante e informativo este post! Eu tenho cabelos ondulados e por causa do sol e por vezes pintar o cabelo ele acaba por ficar com muitas pontas estragadas! Obrigada, beijinhos

    http://planetadosunicornio.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  7. Agoraaa sim Luana, amei seu post! Já vi tantas pessoas falarem que estava fazendo p cronograma capilar e eu ficava,mais o que é isso? Ninguém explica...você arrasou nesse post, agora entendi certinho...já quero fazer também..kkk beijao

    ResponderExcluir
  8. Adorei o post e achei bem completinho! Tirou minha dúvida, referente a algumas coisinhas de reconstrucao e nutricao, diferencas entre certas coisas... obrigada!!

    ResponderExcluir
  9. Adorei essa dica! Vou passar pra minha filha pra fazermos juntos....Obrigada e parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  10. Eu super adoro o Cronograma capilar, comecei com o oficial e hoje já fiz um adaptado ao meu cabelo. Está dando super certo meu cabelo está mais resistente e mais hidratado. Adoro !!

    ResponderExcluir

Olá! Muito obrigada por ler o post e por se dispor a comentá-lo. Marque a opção "notifique-me" para ser notificado quando eu responder seu comentário.

Tema feito com amor por